LLegamos a Costa Rica y aqui ahora… fala-se português!!
Rumo à Costa Rica: de Bocas del Toro apanhámos uma lancha até Almirante; daí um autocarro/táxi até Guabito, a última cidade antes de entrar na Costa Rica. Em Guabito parámos na fronteira para mostrar o passaporte e conseguir o carimbo de saída do Panamá. Depois de atravessar a pé uma ponte de 1km de madeira chegámos a Sixaola, primeira terra na Costa Rica. Aí há que parar outra vez, mostrar o passaporte e provar que se tem um bilhete de saída do país (estadia máxima de 90 dias).
BIENVENIDAS A COSTA RICA!
A Costa Rica tem 4.5 milhões de habitantes, a capital é San José e a moeda nacional é Córdoba.
De Sixaola apanhámos um autocarro até Cahuita, que fica na costa caribenha da Costa Rica. Cahuita é uma vila que, embora não seja tão conhecida como o seu vizinho Puero Viejo de Talamanca, tem muito mais para oferecer a nível de praias e personalidade. Ficámos alojadas nas ‘Cabinas Cawi’. Em Cahuita há muitas sodas, restaurante típicos, onde se come casados: pratos de carne (vaca, porco, frango) ou peixe com arroz, feijão negro e patacones (plátanos fritos); casas de cores diferentes e pessoas para quem os ponteiros do relógio não significam nada.
Alguém quer um pinchito de carne?
Dia 21 Terça-feira 31.01.2012 Playa Negra, Cahuita
Pequeno-almoço (papaias a rivalizar com as da Gâmbia!)
Há duas praias em Cahuita, Playa Negra e Playa Blanca. Visitámos primeiro a Playa Negra que, como o nome diz, tem areia negra. A caminho da praia, um rapaz italiano de bicicleta parou-nos e perguntou se queriamos comprar pão caseiro. Sinceramente foi como uma benção dada a dificuldade em encontrar pão fresco. Explicou-nos que começou a fazer pão pela mesma razão. Comprámos dois pães enormes.
A Playa Negra é uma praia espectacular, com um areal imenso e água quente. O melhor ainda estava para vir… na areia havia amijoazitas que recolhemos e transformámos no nosso primeiro jantar de marisco na América Central. Um fio de azeite (vindo do Sul de Espanha), sal, cerveja (Imperial é a cerveja da Costa Rica), alho e já está: amêijoas à Ibérica.
Dia 22 Quarta-feira 01.02.2012 Parque Nacional de Cahuita
Fomos ao Parque Nacional de Cahuita, o segundo mais visitado da Costa Rica. Vimos de tudo: macacos de diferentes espécies, um perezoso, serpentes, borboletas, morcegos, esquilos, pássaros raros, um lagarto-dragão (não será este o nome oficial) e muito mais. Um espectáculo!
A Playa Blanca fica dentro do Parque Nacional. Como não podia deixar de ser é outra praia linda.
Dia 23 Quinta-feira 02.02.2012 Punta Uva
A nossa ideia era irmos para San José ou Herédia, mas no dia anterior dissram-nos que uma das melhores praias da Costa Rica era em Punta Uva, a menos de uma hora de Cahuita. Fomos até Puerto Viejo de Talamanca, onde trocámos de autocarro até Punta Uva.
Há duas praias em Punta Uva e pode-se caminhar por entre um bosque de uma à outra.
Palavras para quê?! Punta Uva: sem dúvida as melhores praias que nós vimos na Costa Rica! E sim, a água do mar é quente.
Dia 24 Sexta-feira 03.02.2012 Cahuita-San José-Herédia
e seguimos…
No hay comentarios:
Publicar un comentario