Isla Mujeres é uma das ilhas de Quintana Roo, com uma população aproximada de 14,000 pessoas. Há quem diga que esta ilha era uma paragem para os Maya no seu caminho até à Ilha de Cozumel para rezar à Deusa da Fertilidade, Ixchel. Para chegar apanhámos um autocarro até Cancún e aí outro até Puerto Juarez e um ferry até Isla Mujeres. Em Cancún não vimos nada, foi só mesmo apanhar o ferry. A viagem de barco foi impressionante, como se navegássemos ao longo de uma piscina, não mar. Tivemos direito a cantor a bordo e tudo. Era Sábado, então havia muitas famílias que íam passar o dia ou o fim de semana à ilha.
Comendo pastéis ‘gordita y kibi’ e cerveja Modelo
Deu-me a sensação que no México as pessoas vão à praia em grupos de no mínimo… 20 pessoas! Cada família trazia mesa, cadeiras, tachos, copos, comida (muita!), cerveja (muita!) e música alta.
Dá para dar a volta à ilha a pé ou de carrinho de golf. Ficámos até às 21h, mas deu vontade de ter passado lá a noite. Há tanto para apreciar, o modo como as cores na praia vão mudando, o céu ora azul ora laranja. Gostámos muito de Isla Mujeres.
Dia 89 Domingo 08.04.2012 Playa del Carmen-Valladolid
‘Las cuatro’ alugámos um carro para ir até Valladolid, Chichén Itza e Mérida. Não foi fácil alugar o carro, toda a burocracia demorou quase a manhã toda. Finalmente seguimos caminho e chegámos a Valladolid, a terceira maior cidade da Península de Yucatán. Ficámos na Pousada ‘Calle des Frailes’, uma casa antiga com uma piscinita onde relaxámos à noite.
No mercado a comer Tamales, Ceviches y a beber Licuados de Piña. Este mercado era uma locura, assim que entrámos começou tudo a gritar insinuando que o seu restaurante era onde se comia melhor e mais barato, tentando-nos convencer a sentar aí!
Passeando pela cidade havia estes posters com um número para o qual se podia mandar uma mensagem para saber mais informações sbre edifícios históricos, entre outras coisas.
Um autocarro turístico nocturno bastante ‘discreto’ onde demos uma volta pela cidade.
Em baixo a tal piscinita de que vos falei anteriormente e deixando a nossa marca na Pousada ‘Los Frailes’: ‘Espanã, Portugal y Argentina estiveram em Valladolid!’
Dia 8 de Abril Parabéns Avó Alice!
Dia 90 Segunda-feira 09.04.2012 Chichén Itzá
A música soa no carro, não me lembro exactamente qual a canção, mas a música está sempre presente nesta viagem. Seja a que eu trouxe no iphone, seja a que fomos descobrindo ao longo dos meses, como a ‘Cumbia Argentina’ à constante ‘bachata y reggeaton’ no Panamá, aos Maná na Guatemala e aos sempre presentes Bebe y Chambao…
‘…vivir el presente hace el futuro, guardar el passado en el arcon. Trabajar por el cambio de consciência y debujar en el aire una cancion. Una cancion en el aire una cancion. Una cancion en el aire una cancion……………’